sábado, 15 de maio de 2010

O que os pais de filhos com síndrome de Down enfrentam




Sabemos que a chegada de um filho traz inseguranças e incertezas, porém ninguém está preparado para ser pai ou mãe de uma criança com deficiência. A família, ao saber que seu filho tem síndrome de Down, pensa também que sua família terá uma nova identidade. Em um primeiro momento a família se sente perdida, é afetada emocionalmente e psicologicamente.
    O pai e uma mãe que vão ter um filho, consciente ou inconscientemente, planejam e sonham toda uma vida para esta criança. Estes sonhos, muitas vezes têm a ver com as suas próprias expectativas de vida frustradas, o que naturalmente remonta ao ideal de cada um.  Esta situação obriga a família  a empreender  um processo de luto  (elaboração) pelo ideal perdido. Com o passar do tempo, após o nascimento da criança, estes sonhos retornam, mas de uma forma diferente, em geral mais realista.
    Os pais que ficam sabendo sobre a síndrome de Down de um modo cuidadoso, com informações corretas e significativas têm mais facilidade de aceitação do diagnóstico, criando, assim, maior facilidade de lidar com esta criança após o nascimento.  Desta forma, é fundamental que a família seja muito bem informada sobre o que é e o que pode-se esperar de uma criança sindrômica.

    Cada família tem uma maneira de reagir, há os que querem conversar sobre o assunto, buscando, portanto mais informações  e os que se fecham em si mesmas para tentar compreender o porquê  de tal situação.  Existem também os que seguem sua vida normalmente. Pode ser uma  forma de fuga, de negação muitas vezes.
    Com a chegada de uma criança com síndrome de Down as famílias passam por diversos  tipos de sentimentos: choque, insensibilidade, descrença, confusão, medo, luto, perda, pânico, raiva, culpa, distanciamento, revolta, proteção, desconforto, desesperança, ressentimento, amargura, dor, preconceito,  ansiedade entre outros.
    Em alguns casos a preocupação de fazer o melhor pela criança acaba remodelando os papéis e os lugares dentro de uma mesma família. Desta forma, a família acaba reequilibrando o seu jogo de forças deslocando para o filho com Down um cuidado maior (ou menor em alguns casos).


Disciplina: Necessidades Educativas Especiais (Rosa Eulógia)
Imagem: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/aprenderdiferencas/Pai-e-mae-com-sindrome-de-dow-e-bebe.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário