O papel da afetividade para aprendizagem é fundamental, pois serve como uma motivação para a criança querer aprender. Não existe vínculo de aproximação sem afetividade. Ela é condição imprescindível para a existência humana; é o suporte da aprendizagem, pois 50% do trabalho é pedagógico, mas a outra metade é afetiva.
É importante que o(a) professor(a) acolha bem a criança com necessidades educativas especiais, pois, necessariamente a turma irá se espelhar na sua forma de tratar as crianças com necessidades educativas especiais. Logo, os(as) professores(as) também necessitam ser "incluídos(a)".
Para que isso aconteça é necessário que os(as) professorees(as) tenham condições de trabalho, formação para atuar na área, valorização financeira, ambiente de trabalho afetivo e cordial com apoio da escola.
É certo que a responsabilidade da educação inclusiva não é somente do professor, a escola deve estar preparada física e materialmente para receber este aluno.
A afetividade, a princípio centrada nos complexos familiais, amplia sua escala à proporção da multiplicação das relações sociais, e os sentimentos morais, a princípio ligados a uma autoridade sagrada mas que, por exterior, não chega a redundar senão em obediência relativa, evoluem no sentido de um respeito mútuo, de reciprocidade.
Disciplina: Necessidades Educativas Especiais (Profa. Rosa Eulógia)
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