sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sala de Recursos


Impressora Braille

A sala de recursos é um serviço especializado de natureza pedagógica, que apóia e complementa o atendimento educacional realizado em classes comuns do Ensino Fundamental até a Graduação. O objetivo é viabilizar com a participação de alunos que necessitam um apoio escolar, uma proposta educacional diferenciada, oferecendo um ambiente que facilite o acompanhamento com os demais em sala de aula adequando-o ao currículo normal. O Educando encaminhado, deve receber um atendimento educacional especializado, integrando-o à sua turma, a família, a comunidade, assegurando condições básicas acessibilidade em seu grupo idade/série. A sala de recursos deve proporcionar situações de aprendizagem através de vivências grupais e individuais, com recursos diversos e valores que tornem os alunos integráveis, sociáveis, capazes de convivência em sala de aula. Neste sentido, um atendimento, que favoreça a adoção de novas metodologias, voltadas para a aprendizagem de habilidades, valores, conceitos que promovam o rendimento escolar, capaz de absorver as diferenças e promover o desenvolvimento pessoal-escolar aos alunos que forem encaminhados com qualquer dificuldade de aprendizagem, num termo genérico, englobando todo o resultado advindo de causa externa ou interna do aluno de acordo com os princípios do Projeto Político Pedagógico da escola. Deve ficar claro, a sala de recursos não se trata de uma aula de recuperação e nem uma aula particular. Está voltada para aprendizagem de habilidades, valores, conceitos que promovam o rendimento escolar de forma integrada, num enfoque interdisciplinar em que interpretar, calcular, localizar-se no tempo e no espaço, produção e pensamento serão ações cotidianas. Como filosofia de trabalho no processo de construção e reconstrução do conhecimento, a interdisciplinaridade será um meio para promover a aprendizagem com significado.
O problema hoje não é mais o que queremos... mas como agimos para agruparmos pessoas, idéias... a criação de serviços especializados (art. 58 da LDB).

Disciplina: Prática Pedagógica III
Profa. Nara
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/1470/14/arquivos/Image/Orgaos%2520Colegiados/maquinabraile.jpg&imgrefurl=http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php%3Fconteudo%3D61&usg=__r8i-N_nK6ACrI0m2PR2X-xfJCfY=&h=242&w=327&sz=24&hl=pt-BR&start=109&itbs=1&tbnid=eYPS6NqZlJXkZM:&tbnh=87&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3D%2522sala%2Bde%2Brecursos%2522%26start%3D100%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário