Não raro as crianças com síndrome de Down manifestam profundo desinteresse e por vezes se sentem desmotivadas e isoladas em uma sala de aula regular, pois o tipo de atividade e o ritmo de aprendizagem da turma está além de suas capacidades cognitivas. Além disso, é relatado por pais de Downs que o nível de exigência, a competitividade e o ensino mais tradicional faz com que seus filhos apresentem um quadro constante de stress. Com isso, muitos pais optam por deixar os filhos em escolas especiais.
A inclusão de uma criança com síndrome de Down envolve inúmeros aspectos, não são poucas as restrições dos pais, alunos e algumas vezes professores das escolas regulares no que se refere a admissão dos educandos com alguma síndrome. Tais restrições, originam-se do profundo desconhecimento por parte daqueles que não estão envolvidos no problema, dos padrões de comportamento dos que possuem a deficiência, sobretudo os de natureza mental. Há ainda o outro lado da questão. Trata-se das restrições apontadas pelos pais do portador, que temem ver os filhos expostos a algum tipo de constrangimento.
A inclusão de uma criança com síndrome de Down envolve inúmeros aspectos, não são poucas as restrições dos pais, alunos e algumas vezes professores das escolas regulares no que se refere a admissão dos educandos com alguma síndrome. Tais restrições, originam-se do profundo desconhecimento por parte daqueles que não estão envolvidos no problema, dos padrões de comportamento dos que possuem a deficiência, sobretudo os de natureza mental. Há ainda o outro lado da questão. Trata-se das restrições apontadas pelos pais do portador, que temem ver os filhos expostos a algum tipo de constrangimento.